A Belas Artes teve o prazer de receber durante a IV Jornada
de Comunicação o diretor da equipe de criação da produtora Endemol Shine Brasil
(subsidiária da holandesa Endemol Shine Group), Eduardo Gasper, que explicou
sobre a empresa e o processo de criação e adaptação de formatos.
O palestrante, formado em Rádio e Tv pela Universidade Metodista
e pós-graduado em Produção Executiva e Gestão da TV pela Faap, contemplou a
atuação no escopo internacional e principalmente o nacional da Endemol Shine
Group, a maior produtora independente do mundo. A Endemol é especializada em
reality shows e criadora e adaptadora de seus formatos para diversos mercados e
plataformas (entre elas a TV; o digital; as experiências ao vivo; os jogos e o merchandising,
cada uma com uma linguagem diferente). Entre os produtos de sucesso mundial da
empresa, Eduardo enumerou apenas alguns como Big Brother; Master Chef; Deal or
not Deal; Black Mirror; Mr Bean e Simon’s Cat.
O palestrante mostrou através de vídeos promocionais esses
cases de sucesso internacionais, assim como os adaptados e originais brasileiros
(essas suas responsabilidades de criação). Exemplo das marcas transformadas à
realidade brasileira estão o Dancing Brasil; Topa ou não Topa; Big Brother
Brasil, Master Chef Brasil; Dança dos Famosos, e entre os formatos originais estão
o Mestres Cervejeiros e o Cabelo Pantene, este último o primeiro formato
brasileiro a ser exportado. O palestrante enfatiza as dificuldades e sucessos
em conseguir aderência destas adaptações estrangeiras, além as de criar esses formatos
originais.
0 Comentários