Por Adryelle Valgas e Érika Teles

Se você acredita que criar um curta metragem é fácil, está enganado, pois em um bate papo descontraído sobre Produção de Curtas, vimos três trabalhos incríveis apresentados ex alunos da Belas Artes. Eles nos contam suas experiências, as dificuldades e a felicidade de ver um projeto ser concluído e ser apresentado em premiações. Durante o bate papo com os ex alunos, os três grupos citaram a mesma dificuldade durante o projeto: dinheiro, atores e locação, mas isso não os desmotivou em criar seus projetos tão significativos.

Criadoras do Curta Transexualidade

O primeiro curta a ser apresentado são da Vanessa  e Mônica, um trabalho realizado por seis meninas que aborda a Transexualidade segundo elas, é um tema muito delicado e que precisa ser discutido pela sociedade. E desde o começo do curta, elas pensaram como seria abordar esse tema com uma criança e um segundo personagem já adulto transsexual, sua dificuldade maior foi em trazer atores transsexuais, porém encontrou dois atores que tiveram experiências em trabalhos realizados com o tema e tentaram passar a maior realidade possível sobre o assunto.



Criadores do Curta Clara

O segundo curta apresentado são do Alexandre, Lucas, Fernando e Vitória, o tema abordado foi o HIV. O curta conta a história de Clara, uma adolescente que possui o vírus do HIV e sofre preconceito dos seus colegas de classe, clara tem o apoio de sua mãe que também possui o vírus e de sua amiga. Os meninos contam que fizeram uma pesquisa profunda sobre o tema, já que o vírus do HIV tem muitas “Claras” (nome dado ao curta) e que o índice de infectados subiu muito desde 2001. O propósito do trabalho é mostrar que qualquer pessoa pode contrair o vírus, mas que isso não te impede de levar uma vida normal, porém é necessário tratamento. Eles tiveram uma pós-produção bem extensa, chegando a ter 9 horas de filmagem.

Criadores do curta Ficção Científica

O terceiro e último curto apresentado são do Augusto, Vítor, Léo, Marcela e Lucas, o tema abordado foi Ficção Científica. Quando eles pensaram no tema, logo veio à cabeça ficção científica, comentado pelo Léo durante o bate papo, o mesmo cita que o grupo gosta muito do tema e principalmente o subgênero de viagem no tempo e para criar o curta eles tomaram como base a trilogia De volta para o Futuro. O foco do curto era fazer um trabalho de baixo orçamento e de ótima qualidade, visando a estética, cores primárias e artesanal.

Com um bate papo bem descontraído, os alunos que assistiram a palestra podem ver que sempre haverá dificuldades ao longo do caminho, porém com persistência e principalmente criatividade seus trabalhos podem se destacar no mercado.