Por Lydia Reis e Emanuelly Cardoso

Na manhã de 23 de abril, durante a IV Jornada de Comunicação, Camila Fusco - Diretora de Relações Públicas e Comunicação da Movile, ministrou a palestra Inovação e Influência: Os desafios da Comunicação Corporativa, com mediação do professor Emerson Brito.

Camila Fusco e Emerson Brito

A jornalista contou sobre sua carreira, além de fazer uma análise sobre as mudanças na Comunicação Social desde o surgimento das redes sociais. Camila conta que o Orkut deu início a esse movimento e permitiu o crescimento, promovendo uma imersão do público, já que a partir desse período, qualquer pessoa poderia produzir conteúdo, nesse contexto, levanta questionamentos sobre o papel de um relações públicas e como se encontra nesse cenário.

Alunos na palestra de Inovação e influência

As grandes questões abordadas foram os desafios que os profissionais de RP encontram no dia a dia e que envolve desde gestão de crises a ideias de inovação para marcas, empresas, entre outras.
Para entender mais sobre o assunto, confira os 5 maiores mitos e desafios em Relações Públicas.

1
Mito: Inovação = Tecnologia
Desafio: Propósito
“ A marca precisa apresentar um propósito genuíno”


Mito: RP é o fornecedor interno
Desafio: Termômetro
“RP é o termômetro da empresa, é responsável por gerir os assuntos internos e externos e analisar seus impactos” 

 
Mito: Principal Stakeholder do RP é a imprensa
Desafio: Ecossistema
“O principal stakeholder do RP é todo mundo” 

4
Mito: Grandes empresas inovam facilmente
Desafio: Cérebro Ambidextrous
"O constante desafio de se manter criativo” 

5
Mito: RP é de humanas e medir de exatas
Desafio: Como medir impactos
“Como medir o impacto do RP na comunicação”

Disrupte-se e "Stay Hungry..." - Fonte: Material apresentado pela palestrante