Por Jay Oliveira e Lydia Reis

No vasto mundo digital, há uma constante exposição à inúmeras informações. De alguns anos para cá, vem surgindo agências especializadas em checar a veracidade de conteúdos ou informações antes delas irem para a publicação. Bárbara Libório é editora de um desses veículos, o Aos Fatos.

Segundo ela, o “sucesso” das notícias falsas decorre de diversos fatores. É necessário estar atento a alguns detalhes, como por exemplo, a descontextualização de imagens e vídeos. Pode até parecer uma imagem ou vídeo real, porém a abordagem que ele adquire no contexto pode trazer informações erradas ou distorcidas. Outro detalhe importante são as fontes que serviram de consulta para obter aquelas informações, muitas fake news não citam de onde saíram suas notícias ou de onde aqueles dados foram tirados.

Outro fator que facilita a difusão de conteúdos falsos são as redes socias. O WhatsApp tornou-se palco para a difusão de inúmeras informações falsas. A facilidade de compartilhamento e sua instantaneidade fizeram com que inúmeras pessoas tivessem contato com factoides quase que diariamente.

Atualmente existem diversos projetos de checagem de conteúdo, como o próprio “Aos Fatos”, o curso de prevenção as notícias falsas “Vaza Falsiane”, o robô de checagem Fátima presente na plataforma do Twitter (@fatimabot), entre outros.

Pensando sobre esse assunto, fizemos um vídeo em que convidamos dois voluntários para participar de um jogo. Será que eles sabem identificar qual notícia é falsa e qual é verdadeira? Procuramos selecionar notícias que tiveram grande repercussão na mídia e todas as fake news selecionadas passaram pela checagem do Aos Fatos.