Por Nicole Leão e Lucca Luisi

Ocorreu no Centro Universitário Belas Artes, durante a última Semana de Comunicação e Mídias Digitais Sociais, uma palestra sobre Economia Criativa e Audiovisual, com os palestrantes convidados Carlos Igareda, Gianna Toni e Leonardo Brant. Eles fazem parte do laboratório de inovações Serotonina Lab., uma agencia de marketing que busca divulgar marcas através da verdade. Acreditam que não são mais as marcas que definem quem nós somos e sim nós que definimos o que deve ser a marca.

Carlos Igareda, Gianna Toni e Leonardo Brant em 
palestra no Centro Universitário Belas Artes

  Gianna é empreendedora, produtora e marqueteira, e atualmente está trabalhando na Editora Abril e na serotonina Lab. Ela iniciou a palestra com o assunto Marketing da verdade, mostrando como vivemos em um mundo capitalista e apontando que o problema não esta no lucro ou no capitalismo, mas sim em usa-los de forma negativa ou sem propósito para a vida das pessoas, explica que, “o proposito antes era visto como um custo”. Atualmente as empresas possuem muitos benefícios em ter propósito, como por exemplo fidelização e atenção do consumidor.

  Leonardo é documentarista e diretor, fundador do movimento DocMakers e da Deusdará Filmes. O documentarista mostrou seu trabalho falando da DocMakers e do Projeto Branded Doc, mostrando a relação entre marcas e documentários.  Diretor falou sobre o objetivo de promover o documentário como linguagem capaz de pautar e debater temas de grande relevância, um exemplo é o documentário “Comer o que?”, feito para a Alelo, marca de cartões para empresas. O documentário busca fazer a divulgação da marca de forma inovadora e diferenciada, saindo da linha de marketing que estamos acostumados.



  O convidado citou a frase, “quando a vida é ficção o teatro tem que ser verdade”, relacionando ela ao marketing. Após Leonardo e Ginna falarem, a palestra foi aberta para perguntas e duvidas do auditório para eles. Carlos Igareda, sócio-diretor da DocMakers, participou desse momento. Os palestrantes foram muito atenciosos e responderam com entusiasmo perguntas feitas por alunos e professores.