Por Emanuelly Cardoso e Mariana Mesquita

Durante a Semana de Comunicação e Mídias Sociais Digitais, a Belas Artes recebeu para uma palestra dois profissionais da produtora Crânio Filmes, Marcella Fazzio e Conrado Vidal. Ambos formados em Rádio e TV pela Belas Artes, contaram um pouco de suas rotinas e o caminho da esfera audiovisual no Brasil, com foco no eixo São Paulo-Rio.


Fazzio e Vidal falaram sobre as mudanças do cenário de produções de conteúdos audiovisuais, um mercado que está cada vez mais lucrativo na publicidade, se expandindo para o mundo corporativo e que exige atenção dos estudantes de comunicação. 

Também explicaram sobre as transformações tecnológicas e o papel das convergências de mídia nesse campo. As redes socias trouxeram uma nova dinâmica, que obriga os profissionais da área estudar e aplicar novos tipos de pautas e demandas, que anteriormente eram baseadas exclusivamente nas mídias tradicionais.

Marcella Fazzio, deu dicas valiosas para estudantes que ainda estão no começo do curso. “Sempre tenha um time que você gosta de trabalhar, construa relações saudáveis e domine a ferramenta de trabalho, nunca abaixe a cabeça ou tenha vergonha de mostrar seu portfólio, e o mais importante nunca perca a ética pessoal”.

Confira abaixo o passo a passo de um processo criativo.

1 – Reunião: quando o cliente entra em contato com a produtora para solicitar um serviço. Anteriormente, essa etapa ocorria por meio das agências de publicidade, entretanto, o meio tem se alterado, pois indo diretamente nas produtoras, os benefícios são maiores.




2 – Pesquisa de mercado/ perfil do público: nessa etapa, os especialistas precisam estudar a viabilidade da venda e divulgação do produto, para tal, pesquisam o mercado, público alvo e suas necessidades. Quando esses estão definidos, partem para desenvolvimento de ideias.


Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1472140/


3 – Conceito do projeto: os produtores organizam as pesquisas e as propostas criativas para apresentar um briefing ao cliente.


Fonte: https://www.idealmarketing.com.br/blog/pesquisa-de-mercado/


4 – Storyboard:
desenhos e rascunhos das cenas que serão gravadas.



Fonte: https://mundodemax.wordpress.com/category/roteiro-storyboard/


5 – Produto final:
apresentação do resultado e da campanha final. Clique aqui e assista uma campanha produzida pela Crânio filmes.