Por Klaus Koch e Pedro Cunha
Durante a Semana de Comunicação e Mídias Digitais Sociais da Belas Artes, a diretora da BASF (empresa química alemã), Cristiana Xavier,  ministrou a palestra sobre o seu livro, Mulher Alfa: liderança feminina.

A palestrante explicou que a conquista das mulheres por representatividade no mercado de trabalho deve-se ao diálogo e a busca de objetivos sem aceitar imposições. Xavier também ressaltou a importância do apoio masculino na vida das mulheres, construindo a fundação sólida para a igualdade, além de uma rede de apoio e desenvolvimento. 

De acordo com Cristina, “A presença majoritária de homens começa na base. A mulher tem que falar o que é preciso para ela, tem que mostrar para o homem que ela não é uma ameaça e não quer ‘tomar’ o lugar de ninguém, só precisar ir atrás da igualdade e questionar o que achar que não está certo”.

“Faltava uma consciência da mulher em se posicionar na liderança e do homem sair da zona de conforto de sempre liderar”, analisa durante a sua fala.


O machismo tem que ser combatido e a liderança feminina, nesse caso, é um processo natural a ser visto com bons olhos, pregando a justiça entre lados que devem ser entendidos não como adversários, mas aliados.