Por Adryelle Valgas, Bruna Celestino e Klaus Koch.


Branding refere-se ao que envolve as ideias associadas a uma marca ou uma empresa. De acordo com a designer Pip Seger, a definição do termo pode ser estendida para algo a ser entendido por todos e comprado por seu consumidor, atingindo diretamente o público-alvo. “O Branding não consegue sustentar uma oferta sem qualidade ou transparência. Se o criador da marca não é claro, não pode pressupor que as pessoas entendam o que a marca significa”, afirmou a palestrante durante a Semana de Comunicação e Mídias Sociais da Belas Artes. Para ela, “a marca não pode precisar ser explicada, tem que ser percebida”.
Branding can go from Zero to Hero
"Branding consegue ir de Zero a Herói", diz Pip.


Formada em Design Gráfico pela Belas Artes e em Design Têxtil pela Escola Panamericana de Arte e Design, Seger publicou seu primeiro livro “Enlatados”, em 2014. Criadora da própria marca Saturn Babe, é a favor de uma moda sustentável. Seus produtos são definidos como eco-friendly e promovem o consumo consciente. Experiente em estratégias de Branding, ela menciona a fidelidade de seus clientes, que se tornaram fãs a partir de um vínculo afetivo com a marca.

Durante sua oficina “Processo Criativo no Branding: como criar uma marca inesquecível”, Pip Seger revelou o processo de criação de uma marca memorável em três passos: 1º - Através do vínculo afetivo, que desenvolve-se a partir de sentimento e paixão; 2º - Ser um herói, ter capacidade de ser uma solução para um problema ou situação que pode ainda não existir, criar uma confiança com o consumidor; 3º - Provocar choque ou surpresa, tornando a experiência mais forte a partir de uma sensação incrível e amigável. A estratégia utiliza do campo do Neuromarketing para explicar as influências dos sentimentos, memórias e sensações no consumo, o que torna as relações entre a marca ou produto e o consumidor mais profundas e fidelizadas.

A área envolve uma análise do que já existe e uma busca dos erros e acertos dos competidores. Segundo Pip, “ser inesquecível significa ser referência e ser relevante”. Entre os erros mais cometidos e que resultam no fácil esquecimento da marca inclui não ter um posicionamento claro ou incapacidade de agregar algo na vida das pessoas. Além disso, Pip sugere que, durante o processo de criação, é importante pensar “o que?” e “como” está falando para atingir o público certo.

“Outro erro grave cometido na criação de uma marca é acreditar que o ‘bonitinho’ é sinônimo de mais vendas, o que não é necessariamente verdade”, diz. A palestrante explica que se não há um embasamento para criar uma marca que faça sentido para o cliente, não será possível resultar em algo que irá trazer um retorno financeiro ou ter valor mercadológico no futuro. Já que a mesma não vai transmitir o que de fato é ou vende, será esquecida facilmente. Pip Seger destaca também a importância de testar e verificar o funcionamento da marca a partir da opinião pública.  

Dicas acerca do processo de criação foram compartilhadas. “Não precisa esperar ter os equipamentos certos e uma série de recursos para dar início à marca”, revela Pip. O início de um sucesso está ligado à “gambiarra”, uma palavra puramente brasileira que se refere à habilidade de resolver problemas de forma provisória com facilidade e com poucos recursos. Utilizando-se do potencial criativo. Ao final da oficina, Pip propôs tornar o ambiente mais interativo através de uma enquete em seus stories no Instagram. O jogo buscou testar o entendimento das pessoas presentes na palestra sobre o tema.

                   Pip Seger e alunos da Belas Artes presentes na oficina “Processo criativo
                     do Branding”.